REGULAMENTO GERAL - INTERTURMAS FUTEBOL
1. Introdução
Este Regulamento Específico aplica-se a às competições de Futebol do Torneio Inter-turmas da nossa Escola realizadas no âmbito do Departamento Curricular de Educação Física e em conformidade com o estipulado no Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar e Regras Oficiais em vigor.
2. Destinatários
O Torneio é dirigido aos alunos dos 9º ano, da escola E.B. 2,3 Roque Gameiro, que tenham feito correcta e atempadamente a sua inscrição.
3. Constituição da Equipa
3.1. Cada equipa é constituída do seguinte modo:
· 8 jogadores, no máximo e 5 no mínimo, por equipa/sexo de cada turma (inclui-se nestes oito elementos o capitão de equipa);
· A equipa deve apresentar-se com 5 jogadores em campo (incluindo o Guarda-Redes), sendo os restantes suplentes.
· Um Juiz de Mesa (aluno que fará o trabalho de Mesa).
3.2. A turma OU equipa (rapazes ou raparigas) que se apresentar com menos de 5 jogadores ser-lhe-á averbada FALTA DE COMPARÊNCIA e os correspondentes 1 ponto. Para efeitos de "Goal-Average" (diferença entre o número de pontos marcados e sofridos), o resultado final será de (0-5);
3.3. À turma OU equipa (rapazes ou raparigas) que não se apresentar em campo ser-lhe-á averbada FALTA DE COMPARÊNCIA e os correspondentes 0 pontos. Para efeitos de "Goal-Average" (diferença entre o número de pontos marcados e sofridos), o resultado final será de 0-5;
3.4. Se no decurso do jogo uma das equipas fica reduzida a menos de três jogadores, essa equipa perde o jogo. Nesta situação será averbada uma derrota, contabilizando um ponto (1) na classificação;
3.4.1. Para efeitos de "Goal-Average" o resultado final será de zero a dois (0-2), caso a equipa se encontre na posição de vencedora. Se a equipa se encontrar em desvantagem no momento da interrupção do jogo, contará o resultado verificado nesse instante;
3.4.2 As equipas deverão apresentar dois árbitros, 1 árbitro efectivo e outro suplente caso o primeiro não possa comparecer ao jogo. Se as equipas, não apresentarem árbitros convocados aos respectivos jogos, será retirado um ponto a cada jogo à equipa em falta.
3.5. A equipa que não utilizar todos os jogadores inscritos no boletim de forma regulamentada, será averbada falta de comparência (FC) nesse jogo.
4. Sistema de Competição
O Torneio será disputado em Sistema Misto – Fase de Qualificação em grupos de apuramento, onde será apurado o 1º e 2º classificados para a Fase Final (Meias Finais e Final) que será jogada em sistema de eliminatória à 1ª derrota.
5. Duração do Jogo
Quadro I
Ano | Duração | Observações |
9º ano |
1ª parte (rapazes) – 20’ 2ª parte (raparigas) - 20’
10”’ (muda de campo) | - Tempo de jogo “CORRIDO” - O cronómetro só pára por qualquer anomalia verificada (acidente, lesões, interrupção do jogo pelos Árbitros, etc.); |
6. Classificação/Pontuação/Desempate
6.1. O resultado final de cada jogo é obtido em função do somatório do jogo dos rapazes mais o jogo das raparigas, sendo atribuída a pontuação após a realização dos dois jogos.
6.2. A classificação das equipas na 1ª fase – “poulle” é determinada pela soma da pontuação obtida no total dos jogos efectuados, de acordo com o seguinte critério:
· VITÓRIA ............................... 3 PONTOS
· EMPATE ................................. 2 PONTOS
· DERROTA .............................. 1 PONTO
· FALTA DE COMPARÊNCIA* ...... 1 PONTO
· FALTA DE COMPARÊNCIA ...... 0 PONTOS
* por número insuficiente de jogadores
6.2.1. A classificação final é estabelecida por ordem decrescente dos pontos obtidos, classificando-se em 1º lugar a equipa com o maior número de pontos; Para efeitos de contagem de “Goal-Average”, a uma falta de comparência corresponde uma derrota por “0 - 5”.
6.2.2. No caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, a classificação final, obedece aos seguintes critérios:
a) A equipa que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre si;
b) Maior diferença entre golos marcados e sofridos no jogo entre as equipas empatadas.
c) Maior diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas.
d) Pelo maior número de golos marcados na respectiva fase da competição.
e) Pelo menor número de golos sofridos na respectiva fase da competição.
6.3. Na fase final, a disputar por eliminatórias, a equipa derrotada é eliminada da competição.
6.3.1. Em caso de empate terá lugar um prolongamento de cinco minutos. No caso de persistir o empate no final dos cinco minutos, serão realizados uma série de 5 pontapés de grande penalidade, para cada equipa, marcados por 5 jogadores diferentes. Caso não se chegue a um vencedor continua-se o sistema de pontapés de grande penalidade utilizando o sistema de “Morte Súbita”;
7. Regulamento Técnico/Pedagógico
7.1. O Jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futebol, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol, com as alterações previstas no presente regulamento.
7.2. Todos os jogadores inscritos deverão jogar, pelo menos uma parte completa no mínimo de um jogo.
7.3. Substituição do Guarda-Redes – não é permitida a substituição do Guarda-Redes em qualquer momento do jogo, excepto se este se lesionar ou tiver sido expulso no decorrer do mesmo.
7.4. Bola Fora – a reposição de bola pela linha lateral deve ser efectuada com o pé.
7.5. Atraso de bola ao Guarda-Redes – é permitido o atraso de bola ao Guarda-Redes, podendo este agarrar a bola com as mãos.
7.6. Não será permitido golo direto “ baliza a baliza “.
8. Indisciplina/Comportamentos Anti-Desportivos
8.1. Advertência – Cartão Amarelo; Expulsão – Cartão Vermelho.
8.2. Os alunos que durante um jogo sejam expulsos directamente (cartão vermelho) ou por acumulação de cartões (dois amarelos), ficarão excluídos do jogo imediatamente a seguir.
8.3. Todos os alunos e/ou equipas que manifestarem comportamentos anti-desportivos ou ostensivamente desrespeitarem as leis do jogo serão imediatamente expulsos do torneio e será feita a respectiva participação disciplinar pelos professores de educação física presentes. Neste âmbito incluem-se:
· Agressões físicas ou verbais aos colegas, adversários, árbitros e professores presentes;
· Não cumprimento propositado e continuado das leis do jogo;
· Não cumprimento permanente e propositado das advertências e/ou indicações sancionadas pelo árbitro;
· Tentativas de fraude ao regulamento do Torneio;
9. Casos Omissos
Os casos omissos e as dúvidas resultantes da aplicação deste regulamento especifico serão analisados pelos professores de educação física presentes.
Amadora, 24 de Outubro de 2011
O Departamento Curricular de Educação Física