quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Inter-Turmas Andebol 7º ANO

Regulamento

1.  Introdução
Este Regulamento Específico aplica-se a às competições de Andebol do Torneio Inter-turmas da nossa Escola realizadas no âmbito do Grupo de Educação Física e em conformidade com o estipulado no Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar e Regras Oficiais em vigor.
2.  Destinatários
O Torneio é dirigido aos alunos do 7º ano, da escola E.B. 2,3 Roque Gameiro, que tenham feito correcta e atempadamente a sua inscrição.
3.  Constituição da Equipa
3.1. Cada equipa é constituída do seguinte modo:
· 8 jogadores no máximo e 5 no mínimo, por equipa/sexo de cada turma (inclui-se nestes oito elementos o capitão de equipa);
· A equipa deve apresentar-se com 5 jogadores em campo (incluindo o Guarda-Redes), sendo os restantes suplentes. Todos os jogadores têm de apresentar o cartão de aluno antes de cada jogo. 
· Um Juiz de Mesa (aluno que fará o trabalho de Mesa).
3.2. A turma OU equipa (rapazes ou raparigas) que se apresentar com menos de 5 jogadores ser-lhe-á averbada  FALTA DE COMPARÊNCIA e os correspondentes 1 pontos. Para efeitos de "Goal-Average" (diferença entre o número de pontos marcados e sofridos), o resultado final será de 0-10;
3.3. A turma OU equipa (rapazes ou raparigas) que não se apresentar em campo ser-lhe-á averbada  FALTA DE COMPARÊNCIA e os correspondentes 0 pontos. Para efeitos de "Goal-Average" (diferença entre o número de pontos marcados e sofridos), o resultado final será de 0-10;
3.4. Se no decurso do jogo uma das equipas fica reduzida a menos de três jogadores, essa equipa perde o jogo. Nesta situação será averbada uma derrota, contabilizando um ponto (1) na classificação;
3.4.1.      Para efeitos de "Goal-Average" o resultado final será de zero a dois (0-2), caso a equipa se encontre na posição de vencedora. Se a equipa se encontrar em desvantagem no momento da interrupção do jogo, contará o resultado nesse instante;
4.  Sistema de Competição
O Torneio será disputado em Sistema MistoFase de Qualificação em grupos de apuramento, onde será apurado o 1º e 2º classificados para a Fase Final (Meias Finais e Final) que será jogada em sistema de eliminatória à 1ª derrota.
5.  Duração do Jogo

Quadro I

Duração
Observações

1ª parte (rapazes) - 10’
2ª parte (raparigas) - 10’

5’ (muda de campo)

- Tempo de jogo CORRIDO
- O cronómetro só pára por qualquer anomalia verificada (acidente, lesões, interrupção do jogo pelos Árbitros, etc.);
6.  Classificação/Pontuação/Desempate
6.1.  O resultado final de cada jogo é obtido em função do somatório do jogo dos rapazes mais o jogo das raparigas, sendo atribuída a pontuação após a realização dos dois jogos.
6.2. A classificação das equipas na 1ª fase – “poulle” é determinada pela soma da pontuação obtida no total dos jogos efectuados, de acordo com o seguinte critério:
·         VITÓRIA  ............................... 3 PONTOS
·         EMPATE  ...............................  2 PONTOS
·         DERROTA  .............................  1 PONTO
·         FALTA DE COMPARÊNCIA* ......  1 PONTO
·         FALTA DE COMPARÊNCIA ......  0 PONTOS
* por número insuficiente de jogadores
6.2.1. A classificação final é estabelecida por ordem decrescente dos pontos obtidos, classificando-se em 1º lugar a equipa com o maior número de pontos; Para efeitos de contagem de “Goal-Average”, a uma falta de comparência corresponde uma derrota por “0 - 10”.
6.2.2. No caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, a classificação final, obedece aos seguintes critérios:
a)     A equipa que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre si;
b)      Maior diferença entre golos marcados e sofridos no jogo entre as equipas empatadas.
c)      Maior diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas.
d)      Maior número de golos marcado na respectiva fase da competição.
e)      Menor número de golos sofrido na respectiva fase da competição.
6.3. Na fase final, a disputar por eliminatórias, a equipa derrotada é eliminada da competição.
6.3.1. Em caso de empate terá lugar um prolongamento de cinco minutos. No caso de persistir o empate no final dos cinco minutos, serão realizados uma série de 5 livres de 7 metros (executados por 5 jogadores diferentes), para cada equipa. Se ainda assim não se encontrar um vencedor continua-se o sistema de livres de 7 metros utilizando o sistema de “Morte Súbita”;
7.  Regulamento Técnico/Pedagógico
7.1. O Jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Andebol, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Andebol, com as alterações previstas no presente regulamento.
7.2. Todos os jogadores inscritos têm que jogar.
7.3. Substituição do Guarda-Redes – salvo os casos em que este jogador se lesione ou seja expulso, não poderá ser substituído em momento algum durante o decurso do jogo.
7.4. Jogo Passivo – não se aplica linearmente. Caso se verifiquem situações de abuso na retenção da bola, com o nítido favorecimento da equipa infractora, o árbitro deverá marcar violação perdendo a equipa em causa a posse de bola.
7.5. Alunos fora do escalão normal do respectivo ano lectivo – não poderão jogar simultaneamente alunos que não pertençam ao escalão normal do respectivo ano lectivo (Infantis B, 1999/2000).
8.  Indisciplina/Comportamentos Anti-Desportivos
8.1. Advertência Cartão Amarelo; Exclusão – Cartão Vermelho; Desqualificação – Cartão Azul.
8.2. Os alunos que acumulem 2 advertências (2 cartões amarelos), e sejam excluídos ficarão fora do jogo durante 1 (um) minuto.
8.3. Os alunos que acumulem 2 exclusões (1 minuto de fora), e sejam desqualificados, ficarão excluídos do jogo imediatamente a seguir.
8.4. Qualquer aluno que esteja referenciado em acta de avaliação do 1º período com participação disciplinar ou adquira alguma participação disciplinar a partir do dia 2 de Janeiro de 2012, a qualquer disciplina, fica impedido de participar no jogo seguinte da sua equipa.
8.5. Todos os alunos e/ou equipas que manifestarem comportamentos anti-desportivos ou ostensivamente desrespeitarem as leis do jogo serão imediatamente expulsos do torneio e será feita a respectiva participação disciplinar pelos professores de educação física presentes. Neste âmbito incluem-se:
· Agressões físicas ou verbais aos colegas, adversários, árbitros e professores presentes;
· Não cumprimento propositado e continuado das leis do jogo;
· Não cumprimento permanente e propositado das advertências e/ou indicações sancionadas pelo árbitro;
· Tentativas de fraude ao regulamento do Torneio;
9.  Casos Omissos
Os casos omissos  e as dúvidas resultantes da aplicação deste regulamento especifico serão analisados pelos professores de educação física presentes.
Amadora, 20 de Janeiro de 2012
O Departamento Curricular de Educação Física


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