1. Introdução
Este Regulamento Específico aplica-se a às competições de Voleibol do Torneio Inter-turmas da nossa Escola realizadas no âmbito do Departamento Curricular de Educação Física e em conformidade com o estipulado no Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar e Regras Oficiais em vigor.
O Torneio é dirigido aos alunos do 8º ano, da escola E.B. 2,3 Roque Gameiro.
3. Constituição da Equipa
3.1. Cada equipa é constituída do seguinte modo:
· 8 Jogadores, no máximo e 4 no mínimo, por equipa/sexo de cada turma (inclui-se nestes oito elementos o capitão de equipa);
· No decorrer do jogo cada equipa poderá ter em campo (1) um aluno de idade referente ao escalão de Juvenis (nascidos em 1995/96), este poderá ser substituído por outro aluno de idade inferior, igual ou superior. A equipa deve apresentar-se com 4 jogadores em campo, sendo os restantes suplentes.
· Um Juiz de Mesa (aluno que fará o trabalho de Mesa).3.2. A turma OU equipa (rapazes ou raparigas) que se apresentar com menos de 4 jogadores ser-lhe-á averbada FALTA DE COMPARÊNCIA e os correspondentes 1 ponto. Para efeitos de "Set-Average" (diferença entre o número de pontos marcados e sofridos), o resultado final será de (0-25);
3.3. À turma OU equipa (rapazes ou raparigas) que não se apresentar em campo ser-lhe-á averbada FALTA DE COMPARÊNCIA e os correspondentes 0 pontos. Para efeitos de "Goal-Average" (diferença entre o número de pontos marcados e sofridos), o resultado final será de 0-25;
3.4. Se no decurso do jogo uma das equipas fica reduzida a menos de três jogadores, essa equipa perde o jogo. Nesta situação será averbada uma derrota, contabilizando um ponto (1) na classificação;
3.4.1. Para efeitos de "Set-Average" o resultado final será de zero a cinco (0-5), caso a equipa se encontre na posição de vencedora. Se a equipa se encontrar em desvantagem no momento da interrupção do jogo, contará o resultado verificado nesse instante;
4. Sistema de Competição
O Torneio será disputado em Sistema Misto – Fase de Qualificação em grupos de apuramento, onde será apurado o 1º e 2º classificados para a Fase Final (Meias Finais e Final) que será jogada em sistema de eliminatória à 1ª derrota.
5. Duração do Jogo
Quadro I
Duração | Observações |
1ª parte (rapazes) – 15’* ou 25 pts.* 2ª parte (raparigas) - 15’* ou 25 pts*. | - Tempo de jogo “CORRIDO” - Não há mudança de campo |
* com diferença de 2 pontos | - O cronómetro só pára por qualquer anomalia verificada (acidente, lesões, interrupção do jogo pelos Árbitros, etc.); |
6. Classificação/Pontuação/Desempate
6.1. O resultado final de cada jogo é obtido em função do somatório do jogo dos rapazes mais o jogo das raparigas, sendo atribuída a pontuação após a realização dos dois jogos.
6.2. Não se verificando um diferença pontual no final dos 2 set de pelo menos 2 pontos o jogo continua até se verificar esta situação.
6.3. A classificação das equipas na 1ª fase – “poulle” é determinada pela soma da pontuação obtida no total dos jogos efectuados, de acordo com o seguinte critério:
· VITÓRIA ............................... 3 PONTOS
· DERROTA .............................. 1 PONTO
· FALTA DE COMPARÊNCIA* ..... 1 PONTO
· FALTA DE COMPARÊNCIA ....... 0 PONTOS
* por número insuficiente de jogadores
6.3.1. A classificação final é estabelecida por ordem decrescente dos pontos obtidos, classificando-se em 1º lugar a equipa com o maior número de pontos; Para efeitos de contagem de “Set-Average”, a uma falta de comparência corresponde uma derrota por “0 - 25”.
6.3.2. No caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, a classificação final, obedece aos seguintes critérios:
a) A equipa que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre si;
b) Maior diferença entre pontos marcados e sofridos no jogo entre as equipas empatadas.
c) Maior diferença entre pontos marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas.
d) Pelo maior número de pontos marcados na respectiva fase da competição.
e) Pelo menor número de pontos sofridos na respectiva fase da competição.
6.4. Na fase final, a disputar por eliminatórias, a equipa derrotada é eliminada da competição.
7. Regulamento Técnico/Pedagógico
7.1. O Jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Voleibol, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Voleibol, com as alterações previstas no presente regulamento.
7.2. Todos os jogadores inscritos deverão jogar.
7.3. Altura da Rede – a rede deverá ter uma altura de 2,15 metros.
7.4. Regra do Serviço – cada jogador só pode efectuar 2 serviços e mesmo que a equipa mantenha a posse do serviço deverá efectuar rotação e passar o jogador da posição seguinte a realizar o serviço.
7.5. Regra dos Dois Toques – sempre que a equipa faz a recepção da bola, no decurso de cada jogada, é obrigada a realizar dois toques no mínimo, antes de enviar a bola para o campo adversário.
7.6. Regra do Transporte – deve ser marcada a falta se for bem visível e/ou caso se verifiquem situações de abuso, com o nítido favorecimento da equipa infractora. O árbitro deverá assinalar a falta perdendo a equipa em causa o ponto.
8. Indisciplina/Comportamentos Anti-Desportivos
8.1. Advertência – Cartão Amarelo; Penalização – Cartão Vermelho (a equipa perde a posse de bola e um ponto); Expulsão – Cartão Vermelho + Cartão Amarelo (juntos).
8.2. Os alunos que durante um jogo sejam expulsos, ficarão excluídos do jogo imediatamente a seguir.
8.3. Todos os alunos e/ou equipas que manifestarem comportamentos anti-desportivos ou ostensivamente desrespeitarem as leis do jogo serão imediatamente expulsos do torneio e será feita a respectiva participação disciplinar pelos professores de educação física presentes. Neste âmbito incluem-se:
· Agressões físicas ou verbais aos colegas, adversários, árbitros e professores presentes;
· Não cumprimento propositado e continuado das leis do jogo;
· Não cumprimento permanente e propositado das advertências e/ou indicações sancionadas pelo árbitro;
· Tentativas de fraude ao regulamento do Torneio;
Os casos omissos e as dúvidas resultantes da aplicação deste regulamento específico serão analisados pelos professores de educação física presentes.
Amadora, 19 de Janeiro de 2012
O Departamento Curricular de Educação Física
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